O projeto Rolezinhos Literários: Roteiros de Leitura teve sua primeira edição como parte da programação do SSA Mapping, em referência a Gregório de Mattos; a segunda, como parte da programação da Flipelô, em referência também a Gregório de Mattos e Castro Alves. O projeto consiste em caminhadas por locais da cidade que são pertinentes para os autores selecionados e suas respectivas obras, unindo, assim, literatura e espaço urbano.
Debates e leituras dos textos são realizados, visando a maior apreensão por parte de quem acompanha os rolezinhos. Para as próximas edições, os Rolezinhos Literários objetivam aproximar estudantes, professores e comunidade em geral de obras literárias de escritores baianos em quatro cidades do Estado: Salvador, Itaparica, Cachoeira e Santo Amaro. Respectivamente, os seguintes autores e roteiros serão abordados nas cidades: Gregório de Matos: “Poesia Pede Passagem I” (Da Escadaria do Paço ao Fórum Ruy Barbosa); Castro Alves: “Poesia pede passagem II” (Do Pelourinho à Praça do Poeta); João Ubaldo Ribeiro: “Prosa para travessia” (travessia Salvador-Ilha de Itaparica até local ainda a se definir, a partir de pesquisas); Damário da Cruz: “Versos a todo risco” (Da Ponte ao Pouso da Palavra); Caetano Veloso: “Trilhos humanos” (Da Feira à Casa de Dona Canô). Cada roteiro acontecerá duas vezes, objetivando contemplar maior número de pessoas, proporcionando, dessa forma, mais experiências de leituras mediadas e performances literárias.
O projeto é realizado de forma itinerante, segundo um roteiro guiado por leituras literárias com objetivo de conectar os textos às cidades que ele aborda. E está suspenso devido às medidas de afastamento social em consequência da Covid-19