O projeto Tamborete Cultural é uma iniciativa fundada em 2018 por poetas e poetisas de Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Curaçá, Uauá e Canudos, municípios da Bahia. Objetiva contribuir e fomentar a leitura, a produção literária e divulgar artistas da região Norte da Bahia.
A iniciativa realiza ações de leitura de poemas e cordéis, cursos e oficinas de escrita, ações de diálogos com música, saraus, recitais, apresentações interartes e organização de coletivos e publicações. O Tamborete Cultural já realizou oficinas de literatura de cordel e de poesia popular em escolas públicas, participa de feiras e eventos em escolas, praças públicas, universidades, casas culturais, institutos e também concede entrevistas em rádios e canais do YouTube. Além disso, produziu dois livros com textos de participantes do coletivo, o primeiro com 16 produções de poetas e poetisas e o segundo com 43 produções.
A partir de oficinas realizadas em escolas públicas de Remanso, a iniciativa produziu dois livros com textos de crianças e adolescentes das escolas onde o projeto atuou. Depois da produção, as escolas e o Tamborete Cultural fizeram eventos de apresentação dos livros e os jovens manifestaram-se leitores, declamadores e produtores de cultura.
As ações do projeto são realizadas no circuito das cidades Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Curaçá, Uauá e Canudos.