O projeto surgiu em 2018, quando professores e coordenadores pedagógicos do Colégio São Jorge dos Ilhéus, em Ilhéus-BA, ao realizarem uma pesquisa, descobriram que estudantes sentiam falta de um ambiente para ler e conversar sobre livros e leituras durante os intervalos. Assim, os encontros começaram a acontecer na biblioteca da escola, durante os intervalos e no horário da saída – pois há um espaço de tempo entre o fim das aulas e o horário em que o transporte escolar chega para buscar os estudantes. Nesses momentos há empréstimo de livros, consulta e também ações como gincanas, saraus, recitais e palestras.
O intuito é, sobretudo, ampliar o espaço leitor, incentivando escolhas de livros que não fazem parte da grade de cada turma. Nesse aspecto, são diversas as modalidades textuais, a exemplo de romance, crítica, crônica, poesia, cordel, formando, então, um amplo repertório. Além disso, o projeto pretende, para o próximo semestre, trabalhar com teatro, dança e artes visuais.
As atividades têm sido bem-sucedidas, pois contam com o apoio dos professores, da comunidade e dos familiares dos estudantes, inclusive o projeto já realizou publicações com estudantes do ensino fundamental I. Devido à pandemia gerada pela Covid-19, as atividades ficaram paradas, mas estratégias estão sendo construídas pela escola para retomar as atividades de maneira on-line.