O projeto Café com Poemas tem como objetivo a promoção da cultura, seja através de projetos sociais que visam agregar poetas e poesia em um movimento de identidade sociocultural e educacional; ou por meio de atividades em outros ramos de atuação, como organização de eventos, serviços editoriais, jornalismo, design, culinária, etc. Deste modo, o Café com Poemas é um “guarda-chuva” para diversas atividades culturais, artísticas e educacionais, além de promover publicações editoriais, entretenimento e mídia. Como exemplo de ramificações do projeto temos o Movimento Cultivista Café com Poemas, que surgiu em 2013 numa iniciativa do poeta Leandro Flores e da poetisa Celeste Farias e se fortaleceu através do “Manifesto ao Cultivismo” (2015) com intenção de levar, através dos compromissos firmados por esse manifesto, o sabor da arte e da cultura a todos os interessados.
A iniciativa é realizada por articuladores culturais, poetas, professores, locutores, designers, jornalistas, etc., prezando, sempre, pela união, compreensão, inclusão, debate, respeito e fortalecimento sociocultural de todos os seus cultivadores. O projeto realiza dois tipos de encontro: eventos em locais específicos, formais, como academias, centros culturais, livrarias, auditórios, etc., ou espaços fornecidos por parcerias, como órgãos públicos ou outras instituições; e encontros informais, em praças, clubes, ao ar livre, de casa em casa, ruas e bares. Os encontros informais não seguem cronologia de realização, não dispõem de regras específicas, nem de uma organização formal de apresentações, o principal intuito é a interação social, a degustação poética e culinária, o fortalecimento de relações interpessoais, a revelação de novos talentos, etc. Tradicionalmente, esse tipo de encontro produz bate-papo (conversas informais) sobre todo e qualquer tema, confraternização, recitais, brincadeiras e pequenas apresentações.
O movimento já organizou as seguintes publicações: Primeira Antologia Poética Café com Poemas, Livro Café com Poemas – Antologia Poética, v. II PROJETO CARTAS E DEPOIMENTOS – 2020, disponível pelo link: https://cafecompoemas.com/cartas-e-depoimentos/