O projeto surgiu em 2017 e ocorre no âmbito das mídias digitais Instagram, Facebook, Tiktok e Pinterest com o intuito de difundir a literatura para o público em geral e divulgar produções artísticas de Igor Rocha, idealizador do projeto. O Café com História realiza lives; publicações; apoia festivais, como o Festival Literário Sul da Bahia – Flisba; realiza eventos literários; faz sorteio de livros, poemas e/ou pinturas e programas curtos em vídeo com apresentação de obras. Trabalha, predominantemente, com poemas, mas também com prosa e artes visuais. A ideia de utilizar as mídias sociais como veículo de comunicação traz como principal enfoque atingir jovens e adolescentes de diversas partes do estado e do país, entendendo que os moldes de consumo literário do mundo pós-moderno estão pautados, especialmente, o apoio das mídias sociais. No caso da produção do idealizador, os textos são lançados em vídeo ou escrito nas mídias, a partir destas etapas, são realizadas interpretações dramáticas. No caso de produção alheia, o projeto auxilia na divulgação por intermédio das redes do projeto. Como parceiros conta com o Flisba e as páginas como TagSocial e PoeticScraw que ajudam na divulgação.
O projeto atua nas cidades baianas Itapitanga e Coaraci por meio das plataformas virtuais e atinge internautas de diversos locais.