O projeto começou após o lançamento do livro Bom Vaqueiro, Bom Vaqueiro, de autoria de Pablo Rios, em fevereiro de 2019. A iniciativa consiste em bate-papos do autor, no formato conferências, que visam a valorizar a cultura sertaneja das cidades interioranas. Além disso, também realiza doações de livros para bibliotecas escolares da Bacia do Jacuípe e pretende expandir as ações para outros territórios.
O projeto tem como público-alvo estudantes de Ensino Médio. No entanto, está aberto a todas as idades e classes sociais que desejem dialogar e aprender sobre literatura, cultura sertaneja e romances regionalistas. A iniciativa teve apoio de amigos do autor, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), por meio de editais de fomento à cultura e da editora Portuário Atelier Editorial que possibilitaram a publicação do livro que permitiu o início do projeto.
Devido à pandemia gerada pela Covid-19, os únicos movimentos realizados foram conferências e doações de livros. Todavia, o projeto pretende, quando for seguro e possível, iniciar encontros com rodas de leitura, recitais, oficinas e fazer novas publicações literárias. No momento, está também em fase de organização um clube de leitura on-line, denominado Segunda Leitura.