O projeto Clube de Leitura Livre-se surgiu em 2017 em Várzea do Poço – BA. Foi inspirado pelo contexto desenvolvido nas aulas de Literatura do Colégio Estadual Felipe Cassiano, através da iniciativa da professora e seus estudantes que desejavam compartilhar suas experiências de leitura. Com o início das reuniões do projeto, além do compartilhamento sobre o livro, outras ações foram realizadas, como a revitalização da sala de leitura e arrecadação de livros para construção do acervo da biblioteca da escola, que era bastante escasso.
No processo de implementação da iniciativa, apenas seis estudantes participavam, com o decorrer das realizações, o projeto alcançou, no mesmo ano, outros integrantes e chegou a ter mais de 100 leitores cadastrados na biblioteca da escola, que agora é dirigida pelo Clube de Leitura Livre-se.
Entre as ações, firmaram-se os encontros mensais para partilha e discussão das leituras pessoais e coletivas, além de palestras sobre leitura, oficinas e saraus com escritores, participação em feiras do livro pela Bahia, exibição e discussão de filmes e documentários. Houve o fomento à abordagem de temas relevantes tais como: feminismo, racismo, presença da mulher na literatura, combate aos preconceitos etc. Devido à pandemia gerada pela Covid-19, as atividades do projeto têm sido realizadas de forma virtual através de lives pelo Instagram e leituras coletivas pelo WhatsApp e Google Meet.