O Projeto Casinha de Livros Clara Beatriz surgiu em 2017 motivado por um projeto semelhante experienciado pela idealizadora, nome que compõe o título da iniciativa, em Salvador – BA. A ação literária se realiza em forma de uma casinha cheia de livros alocada em lugares públicos de fácil acesso para as pessoas pegarem livremente as obras e lê-las.
A iniciativa instalou a primeira casinha em uma praça na cidade de Irecê – BA, com o sucesso da ação, logo outras foram realizadas. Hoje, o projeto conta com seis casinhas nas praças públicas de Irecê – BA, cidade no centro da Bahia; na Comunidade Quilombola de Lagoa dos Batatas em Ibititá – BA; e na cidade de Salvaterra em Ilha de Marajó – PA, mais seis casinhas estão previstas para serem inauguradas nos próximos meses.
Os livros que compõem os acervos das casinhas são fruto de arrecadamento através das redes sociais, doação de amigos e familiares. Nas redes sociais do projeto são divulgadas informações quanto às atualizações dos acervos e inauguração de novas casinhas. O público-alvo da iniciativa são crianças, jovens, adultos e idosos e calcula-se que cerca de 10 mil pessoas foram atendidas pelo projeto que também realiza lives mensais com jornalistas e escritoras.